Resenha: Onde Cantam os Pássaros ♥

     


Sinopse: Com tramas paralelas, passadas em épocas e hemisférios diferentes, o leitor vai montando um intrigante quebra-cabeça com o que lhe é fornecido por essa autora criativa e, ao mesmo tempo, rigorosamente precisa. No premiado romance de Evie Wyld, a fazendeira Jake White leva uma vida simples numa ilha inglesa. Suas únicas companhias são rochedos, a chuva incessante, suas ovelhas e um cachorro, que atende pelo nome de Cão. Tendo escolhido a solidão por vontade própria, Jake precisa lidar com acontecimentos recentes que põem em dúvida o quanto ela realmente está sozinha – e o quanto estará segura. De tempos em tempos, uma de suas ovelhas aparece morta, o que pode ser muito bem obra das raposas que habitam a floresta próxima à sua fazenda. Ou de algo pior. Um menino perdido, um homem estranho, rumores sobre uma fera e fantasmas do seu próprio passado atormentam a vida de uma mulher que sonha com a redenção. Aos poucos, vamos descobrindo mais sobre as suas habilidades em tosquiar e cuidar de ovelhas, aprendidas ainda quando jovem, em sua terra natal, na Austrália. E vamos aprendendo também o que aconteceu lá, que acabou por conduzir White à uma vida de reclusão e isolamento. É sobre as contradições e diferenças entre um passado (sempre narrado no tempo verbal presente) cheio de vida e calor, e o presente (narrado por sua vez no passado) repleto de lama, frio e um ritmo mais desacelerado, paira uma atmosfera absolutamente brutal. Com uma prosa verdadeiramente excepcional, o estilo da autora reúne tanto clareza como substância e apresenta uma personagem inesquecível, enigmática, trágica, assombrada por um passado inescapável. Uma mulher forte, ainda que tão passível de falhas, erros e equívocos como todos nós. É uma história de solidão e sobrevivência, culpa, perda e o poder do perdão. Uma escrita visceral onde sentimos a presença de tudo, os odores, o vento, o tempo. Ela queria se isolar de tudo e todos, mas agora está cercada pela crueldade do silêncio e a mais pura manifestação da natureza. O ciclo da vida é muito mais assustador quando o fim ecoa dentro de nós. Prepare-se para descobrir uma grande autora, e um livro à sua altura.




     Este não é um livro comum.

     Acho melhor esclarecer isso desde o início.

     Um dos melhores [e mais diferentes!] livros que já li.

     Se fosse preciso classifica-lo em uma palavra, a que eu usaria seria: visceral.  

     Este [junto A Menina Submersa] é um dos livros mais belos que já vi. Em todos os sentidos. O trabalho gráfico/editorial da DarkSide beira à perfeição. É de encher os olhos. Algo simplesmente inexplicável. As páginas “pretas” do livro em consonância ao rosa da capa dão uma ideia do “tom” da obra.

     Não consigo exatamente classificar Onde Cantam Os Pássaros numa categoria. Romance. Mistério. Horror. Drama... não importa! Ele é um pouco de tudo e a autora Evye Wyld consegue reunir todos esses “gêneros” e compor uma história fascinante e envolvente. De sobrevivência e sofrimento. De reencontros e descobertas interiores. Este livro é apropriado para todos aqueles que apreciam uma boa leitura, uma escrita de qualidade e personagens profundos e complexos.


“Onde Cantam os Pássaros é um romance de beleza perturbadora.”

[BOYD TONKIN, INDEPENDENT BOOKS OF THE YEAR]



     Onde Cantam Os Pássaros nos conta a história de Jake White, uma pastora de ovelhas que vive sozinha numa fazenda.

     Conforme nos aprofundamos na leitura vamos descobrindo nuances e nos aprofundando mais na personalidade de Jake, bem como conhecendo sua história. Tanto o que viveu no passado quanto os momentos presentes.

     O livro intercala capítulos entre acontecimentos passados e presentes.

      Classifico o livro como visceral, pois, ele expõe situações e acontecimentos que, a meu ver, são muito reais. Muito do que Jake passou é palpável e pode se relacionar com a história de muita gente. Algo sombrio e inescrupuloso, porém, completamente real.

     Esse não é um livro fácil de digerir. Pelo contrário. Você se sentirá inquieto. Irritadiço. Incomodado. E aí é que está a beleza. Onde Cantam Os Pássaros é uma obra que te fará [re]pensar suas convicções. Ao término da leitura, posso afirmar, você buscará dentro de si sentido para muitas de suas certezas pessoais.

     Conforme a leitura vai se desenrolando e você vai mergulhando no universo complexo de Jake White, é impossível não fazer suposições e ir criando possíveis desfechos em sua mente. Mas, prepare-se, quando chega o final do livro tenho certeza de que você irá se surpreender. Não me aprofundarei muito para não acabar entregando o ouro. Mas só digo uma coisa: surpreendi-me.

      Um livro pouco convencional e muito profundo. Creio que todos deveriam ler Onde Cantam Os Pássaros.


     Talvez você possa odiar a obra [ou amá-la como eu], mas, independente disso, poder conhecer uma obra escrita de maneira tão profunda e intensa é algo, como afirmei anteriormente, visceral.




Onde Cantam Os Pássaros

Autora: Evie Wyld
Capa dura
Número de páginas: 256 páginas
Editora: DarkSide ♥
Compre na Amazon clicando aqui







Nenhum comentário:

Postar um comentário